Balanço

Estou no último dia do ano e normalmente nestes dias faço o balanço.

Ora, começei o ano estava a trabalhar numa empresa de outsourcing onde trabalhava quase como escrava, todos sabemos como funcionam estas empresas, todos aceitamos pois não temos outro remédio.

Passaram-se 3 meses e no último mês estava a fazer uma média de 10/ 12 horas por dia, confesso que andava cansada.

Foi-me diagnosticada a Esclerose Múltipla em Maio, e no mesmo mês fui dispensada.

Confesso que foi o caos, andei dois meses em que parecia zombie, de médico em médico, exames e análises sem perceber qual a dimensão da doença. Fui tirando alguma informação daqui e d'além, começei a ser seguida no Sta Maria, mas rapidamente passei para os Capuchos. Fui tratada, informada e acarinhada, pois ainda não me tinha apercebido de que tenho uma doença sem cura (por enquanto) degenerativa e incapacitante.
Não me apercebi!, certamente que já sabia, mas daí até assumir vai um passo gigante. E encaixar mesmo isto? Hum Hum!! acho que não está a ser fácil. Penso que será também pelo facto de ainda só me ter afectado a mão esquerda, e mesmo essa tenho exercitado para não perder a função completamente, embora ela esteja pior, mas enfim.

Entrei no estudo que têm desenvolvido nos capuchos, e iniciei um tratamento que não cura mas retarda o avanço da doença.
É composto por injecções que me aplico às 2as 4as e 6as e que me provocam os sintomas da gripe, dia sim dia não, depois vem o fim de semana e lá descanso um pouco.

Portanto não me posso esqueçer um só dia que tenho EM, confesso, não está a ser fácil.

Mas o ano não se resumiu a isto, pois estando desempregada, tive de dar voltas à cabeça, eu não podia ficar parada. A minha irmã estava a trabalhar numa empresa  de apoio domiciliário, e achou que conseguia fazer aquilo por conta própria.Saiu do sítio onde estava e preparou-se para fazer o trabalho com outras colegas, mas mercê sabe-se lá do quê as colegas não quiseram avançar com ela.

Mas... eusinha não a ía deixar na mão e propus fazermos uma sociedade. Começámos a esboçar a empresa e no final de Agosto início de Setembro desenvolvêmos todas as demarches para criar a empresa cuja teve início em 17 de Setembro. Entre colocação de anúncios, fazer folhetos e espalhá-los nas caixas de correio até ter a primeira cliente demorou 3 meses.

Portanto as expectativas iniciais de ter sempre trabalho....concretizaram-se.
Quanto ao resto, espero pelos 6 meses de tratamento para vos contar as odisseias... não que seja o fim do mundo, e podia ser certamente pior, até porque a minha postura na vida mudou um pouco.

Bem, no fundo o Balanço é positivo pois também esperava mudanças na minha vida, e ei-las.

Espero que o vosso ano de 2010 tenha sido senão melhor que o anterior, pelo menos não tenha sido pior.

Quanto ao próximo ano.... vamos lá a ver, ainda é cedo para prognósticos, mas a expectativa é que consiga manter o Jasmim Social em andamento com crescimento.

Até lá, beijinhos e passarinhos
E uma Boa Entrada em 2011.

Comentários

Fábia Yves disse…
És uma guerreira!!! sempre que sinto-me um pouco "down" entro no seu blogger e renovo meu otimismo!
É isso aí!!! está sempre no caminho certo!!!
Abraço da sua amiga brasileira!

Postagens mais visitadas