Regressei!!

Olá!

Depois de umas férias maravilhosas, com os meus Pioneiros, na zona do Oeste, e um passeio pelo Norte de Portugal, nada melhor do que vir dar  notícias.

De facto tenho alturas em que estou muito bem e outras em que Deus me livre, não me aguento, e é literal, acho-me insuportável, por isso prefiro nem falar e às vezes vou dormir para não aborrecer ninguém, é que podem não acreditar mas tenho a noção exacta de quando estou insuportável. Mas enfim, o  tratamento vai correndo, os sintomas de formigueiros nas mãos continua, nem sempre tenho força nas mãos. Mas as quebras de força nas pernas não voltei a ter. A cortisona parece que não mas ainda faz o seu efeito.

A ginástica faz muito muito bem, é simplesmente maravilhoso o que alguns exercícios e alongamentos alteram a vida e o dia-a-dia.

Lembram-se de dizer que abria esta página para desanuviar, mas também para combater a enorme ignorância? Notem que é a mesma ignorância da qual eu fazia parte. Mas sigamos hoje vou desmistificar alguns Mitos da Esclerose Múltipla.

  • Ao contrário do que possam pensar a culpa de ter EM não é dos meus pais ou dos meus avós, NÃO de facto é genética mas os factores que determinam o aparecimento são factores ambientais, virús ou o clima.
  • Podemos pensar que não tendo sintomas significa que não precisamos de tratamento, nada mais errado, senão vejamos, eu estive nos últimos três anos sem tratamento, uma das mãos deixou de funcionar como deve ser há 3anos e a sua recuperação tem sido muito muito lenta, a outra mão foi este ano e recuperou bem melhor, logo se eu tivesse sido tratada provávelmente teria as crises mas não deixavam sequelas.
  • A EM é fatal...isso é que era bom, negativo, não se vão ver livres de mim assim, pois é, é que a malta tem sensivelmente a mesma esperança de vida que os outros e mesmo os que têm complicações devido à EM são menos de 10%, portanto amigos aguentem-se que a chata também aguenta.
  • Fala-se em EM e ai jesus que lá vai ela para a cadeira de rodas....calma sim, felismente com os tratamentos existentes atrasa e reduz em muito  a probabilidade de isso acontecer, hoje em dia 2/3 dom pessoal que tem EM não necessita da dita, claro podemos precisar de uma ajuditas de vez em quando mas a EM NÃO é sinal de cadeira de rodas.
  • Eu sempre tive a sombra do Psicossomático em cima da cabeça, mas ó meus amigos, 1º isto não é fita, 2º não deixo de ter com força de vontade, 3ºse fizer assim umas cenas tipo yoga e massagens e descontraír e tal isto não passa, agora tudo isto ajuda a melhorar a qualidade de vida isso sim. E embora nem sempre se perceba a maioria dos sintomas, eles existem, são reais e aparecem e desaparecem de maneira completamente imprevisível.
  • Como sabem fui a um nutricionista, mas meus amigos dizer-se que podemos ficar curados com uma dieta, pela vossa saúde e já agora pela minha, Já agora nunca fui muito a favor das dietas radicais que é o que elas são quase sempre, meus filhos lembrem-se "no meio é que está a virtude, já a minha avó S que Deus tem dizia". Claro que evitar os fritos, os refrigerantes o excesso de carne nunca fez mal a ninguém e comer mais frutas, vegetais, cereais e peixinho também não, e curiosamente sempre foi assim que se comeu em minha casa, a bela da feijoada com muita couve e poucas carnes gordas, as Favas com Chouriço e carne seca, o peixinho maravilha cozinhado das mais diversas formas, e legumes tanto legume que comemos. 
  • Bom vai-se dizendo que a EM não conduz ao desemprego....talvez não seja assim em todo o lado, é verdade que precisamos de nos reorganizar, em termos de  gestão do tempo e do cansaço. Mas uma coisa vos digo se não fosse este diagnóstico, provávelmente não estaria a iniciar este meu novo projecto, em Setembro a gente falará.
  • A EM e gravidez, pois bem meus amigos a mulher pode ter filhos tranquila, pois durante a gravidez deve parar com os tratamentos, mas não tem surtos, pelo menos pode estar tranquila quanto a isso, e mesmo o perigo de a criança vir a desenvolver EM não é assim tão grande como  já vimos, e o perigo de vir a ter sutos logo a seguir ao parto também não é assim tão grande. Portanto sem stress.
  • A EM é uma doença degenerativa? NÃO a EM e vou sitar textualmente de um folheto que me deram da Bayer HealthCare no hospital:
"A EM é uma doença inflamatória crónica caracterizada pela desmielinização e degeneração dos nervos ao nivel do sistema nervoso ventral, entre os  quais os nervos que controlam os movimentos musculares. Deste modo, na EM, a desmielinização destes nervos provoca a perda de força muscular mas não representa a degeneração do músculo."
Confunde-se normalmente a EM com esclerose lateral amiotrófica ou a distrofia muscular, à fraquezamuscular progressiva e degeneração muscular, que é o caso daquelas pessoas que vão deixando progressivamente de se mexer acabando por nada mexer.
  • Diziam assim umas pessoas no inicio quando eu começei  a fazer ginástica, para não o fazer, pois bem chegou a altura de explicar porque é que teimei em fazer ginástica, e não, não foi mau feitio, petulância, má formação, não foi só para contrariar. NÃO. Foi mesmo porque senti que havia algo que não  estava a encaixar bem, o meu corpo estava a dar alertas para equilibrar, para mudar de estilo, eu sentia que estava a atrofiar, a definhar, e começei a procurar, começei com o YOga, passei pela massagem, natação e a ginástica. O Yoga foi posto de parte pois a mestra foi dizendo que se era porque não sabia o que tinha e era para ver o que era, nem valia a pena ir. Maravilha bela resposta. Com a massagem, mostraram logo resultados os membros andavam melhores e as mãos com uma mobilidade diferente.....acertei? talvez. a natação foi quando abrimos a época estival na piscina municipalófamiliar da Foz, que ajuda a movimentar os musculos todos, e quanto à ginástica ao contrário do que me fizeram pensar(que era um erro e que deveria deixar de exercitar os musculos) que até culpa senti, fez-me e faz-me maravilhosamente, pois os alongamentos e exercícios ajudam a equilibrar mentalmente o corpo. Portanto Ginástica? SIMMM, claro, nada de exageros.
Entretanto vou-vos deixar a minha mais recente aquisição, quer dizer tenho 3, mas só vou mostrar a mais recente, que me anda a deliciar, e depois vos explico o porquê e o como.

Maravilha não é?? É um Bonsa Carmona Macrophila.

Vamos a ver como se aguenta nas minhas mãos.
Até lá não se esqueçam de ser felizes, e sorrir, sorrir muito, pois a vida vale a pena.
Beijinhos e passarinhos

Comentários

Postagens mais visitadas